Bife de Atum ::: Tuna steak

23.5.14
Quando numa ida às compras vejo na peixaria atum fresco não resisto e compro para fazer em casa um belo bife de atum. Já comi várias vezes e é um prato que remonta às minhas férias de adolescência no Algarve... Fiz pela primeiras vez  bife de atum e aprendi logo uma lição: não temperar o bife muito antes de cozinhar. Absorve muito o sal e fica demasiado salgado. Assim a minha sugestão é na hora de fritar (em pouco azeite) colocar sal e alho picado. Colocar o bife cerca de 4/5 minutos de cada lado de modo a que ainda fique um pouco rosado no interior. É delicioso e surpreendentemente os miúdos adoraram :). Coloquem salsa por cima que também dá um sabor fresco muito bom. Acompanhei com batata cozida com casca e salada de alface e tomate.
Outra sugestão pode ser fritar sem temperar e usar este molho:
 http://iwantobakefree.blogspot.pt/2014/01/molho-de-salsa-e-amendoa-parsley-and_13.html

BifeAtum BifeAtum2 BifeAtum4 BifeAtum3 :::

The other day I went to the supermarket and there it was, fresh tuna on the fish market. I love tuna steak, it reminds me my teenage vacations in the south. I made tuna for the first time and instantly I learn that you just season the tuna right when you are cooking it. It absorbs quickly the salt and it gets too salty if you season too early.
So my suggestion is to season with salt and chopped garlic and fry it (in a little olive oil) for about 4 to 5 min on each side.  The tuna should me slightly pink on the inside. I boiled some potatos (no peeling) and some salad. Parsley on top would be great.
You could also use this gravy and just cook the tuna with no seasoning:
 http://iwantobakefree.blogspot.pt/2014/01/molho-de-salsa-e-amendoa-parsley-and_13.html

9 comentários:

  1. Bom aspecto.
    Uma óptima ideia para o fds.
    bjs :)

    ResponderEliminar
  2. Adoro atum fresco, quando posso compro-o. Gosto muito de o temperar com mel e ervas, assim a parte de fora carameliza e fica a puxar o doce - uma delícia :)

    ResponderEliminar
  3. Que bela refeição, gosto muito mas é raro comer.

    ResponderEliminar
  4. Adoro bifes de atum, mas é muito raro comer sobretudo porque são difíceis de encontrar por aqui. Gosto de comer cozinhados de várias formas, mas a minha preferida é ensopado de bifes de atum… tão bom!!

    ResponderEliminar
  5. Rita, não goto nada de bifes de atum, só de atum em lata! mas gostei das dicas, pois o marido, que gosta mais de peixe que de carne, de vez em quando lá chega a casa com bifes de atum.

    Respondendo à tua pergunta lá no blog: fui a uma loja de tecidos e tudo o que possas imaginar de patchwork em NY, é a City Quilter, mas com muita pena minha, nem under cover deu para tirar fotos. Mas se um dia fores a NY, não percas, pois é bastante central, tem tecidos lindos. Os alusivos a NY (tipo mapa do metro, principais monumentos de NY, etc, são desenvolvidos mesmo por eles). Gostaria de ter falado sobre essa loja no blog, pois sei que muita gente iria se interessar, mas sem fotos, não dá.
    Beijinhos Rita, e bom domingo!

    PS: a proxima coisa que gostaria de fazer em patchwork, é uma mega toalha, hiper colorida para a mesa grande do terraço. Já a tenho pensada na minha cabeça e acho mesmo que vou conseguir fazer!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu vi logo que tinhas de ter visitado alguma loja de tecidos :). A ideia da toalha é gira mas como será lavada muitas vezes eu sugeria não fazer retalhos mas usavas um tecido grande e depois fazias aplicações ao longo da toalha. Fica a ideia. Eu agora tenho de acabar uns individuais de cozinha :), beijinhos e boa semana

      Eliminar
  6. Eu adoro bifes de atum e gosto deles bem rosadinhos no interior!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  7. Rita, não te disse que de vez em quando lá a parece o marido com bifes de atum em casa? pois hj foi um desses dias. Agora imagina a cena: ele com o ipad na mão e a frigideira à frente, a ler as tuas indicações e a seguir à risca. E ainda dizia:" vê lé se está rosado no interior!" Como sabes não sou apreciadora, tirei uma pequena prova só mesmo para constar, mas ele e o miúdo adoraram! obg por mais esta partilha. E é oficial: és a guru da cozinha para esta família. Beijinhos!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) :) :) que giro e mais uma vez fico feliz! Beijinhos e excelente semana!

      Eliminar

AddThis